(DOWNLOAD) "Biocapitalismo" by Antonio Negri * eBook PDF Kindle ePub Free
eBook details
- Title: Biocapitalismo
- Author : Antonio Negri
- Release Date : January 22, 2015
- Genre: Sociology,Books,Nonfiction,Social Science,
- Pages : * pages
- Size : 950 KB
Description
Antonio Negri tem tentado reinventar a polĂtica, sobretudo a prĂĄtica das esquerdas, introduzindo e repaginando uma sĂ©rie de conceitos. NĂŁo por acaso, este livro, editado por AdriĂĄn Cangi e Ariel Pennisi, vem de uma obra compilada na Argentina: a escuta que Negri encontra na AmĂ©rica Latina Ă© particularmente grande. Temos muito a dialogar com sua obra.
A crise (endĂȘmica) econĂŽmica, misturada Ă crise da representação polĂtica, tem provocado uma nova onda de ocupaçÔes do espaço pĂșblico na AmĂ©rica Latina e pelo mundo afora. O Estado, como agente do capital financeiro, tem tido dificuldades em enfrentar essas novas ondas que emanam do que Negri, com Spinoza, chama de manifestaçÔes da "multidĂŁo".
Essa categoria polĂtica nĂŁo tem nada a ver com a de "massas", que esteve, no sĂ©culo XX, no centro dos fascismos.
Para Negri, na era do biopoder, encarnado no que ele denomina de biocapitalismo, deve-se inventar a biopolĂtica. As lutas operĂĄrias obrigaram o capital a se deslocar cada vez mais para a administração da vida, da saĂșde, da educação, da velhice, consolidando o Estado/assistente (tambĂ©m em vias de dissolução...).
Mas existe uma reserva de resistĂȘncia que se manifesta na construção da multidĂŁo, nĂŁo como sujeito polĂtico tradicional, mas como fonte de articulação de desejos represados, de demandas de minorias e de diversos grupos dĂspares, mas unidos na ocupação e construção de um espaço de resistĂȘncia, do comum, como instĂąncia de ruptura e de emancipação.
Negri descarta a ideia de construção de uma sociedade pós-histórica, final: ele sabe que a força da multidão vive de suas divisÔes e conflitos. Com Spinoza, ele afirma a democracia como um espaço de embates, de tensÔes e não de uma artificial e violenta imposição da ordem.